Ricardo Giuntini é a nova face da OAB que instiga

O advogado acaba de passar o bastão da presidência da subseção da Ordem em Ribeirão Preto

Com Giuntini à frente, a Ordem abraçou causas vitoriosas como a da redução do número de vereadores na Câmara de Ribeirão Preto e também a redução do aumento de salário que os edis se concederam. E que ninguém pense que foi por política partidária. ‘Nem sou filiado a partidos, diz ele. O fato é que depois de 2012, nunca mais a OAB será só uma entidade representativa dos advogados.

Hélio Pellissari – A gestão do senhor como presidente da OAB ficou marcada por uma atuação social forte, com grandes polêmicas e confrontos. Como foi este trabalho?

Ricardo Giuntini – Ficou marcada por grandes entraves. Era necessário inserir a OAB nas grandes discussões da cidade. Nós percebemos que havia um clamor da sociedade e da própria classe de que a OAB fosse mais ativa, mais incisiva nas suas participações. No âmbito nacional a entidade sempre atuou em campanhas e sempre com uma presença forte. E no âmbito municipal a gente sentia também esta necessidade. Não foi nada orquestrado, a OAB sempre se posiciona cumprindo a sua função social de lutar pela aplicação das leis, pelo desenvolvimento das instituições. Fomos compreendidos muitas vezes, fomos incompreendidos algumas vezes, mas acho que a semente frutificou e tende a frutificar e pedi aos candidatos à presidência da OAB que continuassem mantendo a entidade ativa. Tanto um, quanto outro, assumiram este compromisso de manter a OAB muito ativa e junto da sociedade.

Hélio – A participação da OAB na discussão da redução de salário e no número de vereadores foi importante?

Ricardo – Marcou a atuação. Foi uma batalha bastante árdua, porque fomos muitas vezes incompreendidos. Eu sempre defendi o restabelecimento do debate, porque nós entendemos, toda a diretoria, que a sociedade precisava ser ouvida para a rediscussão do número de vereadores. Evidentemente que participamos com outras entidades, como movimentos sociais, cada um tinha um entendimento e sempre respeitei todos eles, mas defendi a necessidade de que se rediscutisse o número de vereadores. Que este número fosse decidido pela Câmara, de maneira autônoma, mas sempre ouvindo a população. E neste propósito, nós fomos bastante felizes, porque a semente germinou para a região. Em Jaboticabal, Batatais eles conseguiram também. Em diversas cidades da região esta ideia também se espalhou. Acho que isto foi muito positivo e a OAB vem se consolidando em outras cidades, e acho que deu certo.

Hélio – O senhor acha que a OAB saiu fortalecida?

Ricardo – Eu acho que a entidade e a sociedade. Por quê? A sociedade se sentiu acolhida porque percebeu que pode contar com a entidade nestes momentos de dúvida e angústia e a classe saiu fortalecida. O advogado acaba sendo valorizado quando a entidade assume posições e isso acaba sendo importante para o advogado. Todos tiveram ganhos.

Matéria originalmente publicada: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/12/01/a-nova-face-da-oab-que-instiga.html

Esta entrada foi publicada em Trabalhista. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>